Visitantes

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Câncer do colo do útero


O colo é a parte do útero e liga a vagina à cavidade uterina. Para poder abrigar um óvulo fertilizado, crescendo por nove meses, o tecido uterino precisa ser muito sensível e receptivo, de uma textura totalmente diferente do tecido da vagina, que é fino e elastico, adaptado para enfrentar relações sexuais e partos. Essa área é vulnerável a diversos agentes agressores, inclusive aos que podem desenvolver o tumor.
O câncer do colo do útero costuma apresentar crescimento lento. Durante vários anos, células de superfície do colo do útero se tornam anormais. No início, estas anormalidades ainda não se caracterizam como câncer e são denominadas displasias. Porém algumas dessas alteraçãoes ou displasias podem dar início a uma série de alterações que podem levar ao aparecimento do câncer do colo do útero.
Quando a doença não é diagnosticada no início, ela progride, infiltra-se mais profundamente no colo, passando a invadir o útero, a vagina e gânglios linfáticos, por onde células cancerosas podem entrar na circulação linfática e migrar para partes distintas do corpo, como os pulmões. Com a progressão do tumor surgem, também, os sintomas urinários, no intestino baixo, na relação sexual com sangramento no início ou no fim e com dores durante a penetração.
Algumas displasias se curam espontaneamente, sem tratamento, mas sendo algumas pré-cancerosas, todas necessitam de atenção para evitar o aparecimento do câncer.
O colo uterino é a porção do útero que se abre na vagina. O câncer neste local pode ser detectado no preventivo (Esfregaço do Papanicolau) e curado quando diagnosticado precocemente. O exame preventivo de rotina tem diminuído as mortes causadas pelo câncer do colo uterino, mas a doença continua muito comum.
O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70%, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher, é normal que existam medos e ansiedades para a sua realização, mas previne de sérios problemas futuramente.

0 comentários: