Visitantes

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Psicologia do desenvolvimento e evolução humana


É notório que entre todos os animais, apenas o ser humano desenvolve a comunicação através da fala e conseqüentemente o pensamento, essas e outras particularidades do homem são explicadas pela evolução é, por isso que a sociedade humana é a mais complexa, é neste que desenvolve-se argumentações, soluções, problemas aparentemente sem solução, reflexões sobre o porque da vida, teorias biológicas, sociais e demais outros pensamentos ou teses que explicam não só o comportamento e desenvolvimento humano, mas também os de outros animais.
O ser humano passa por várias mudanças e processos de construção da pessoa, como um ser social e ao longo de sua vida este conjunto de mudanças damos o nome de desenvolvimento.
As condições internas para um bom desenvolvimento, fazem referências a planos estreitamente inter-relacionados, tendo o corpo como infra-estrutura neurofisiológica ou organismo, cuja integridade anátomo-funcional garante a conservação dos esquemas e suas coordenações, assim como também a dinâmica da sua disponibilidade na situação presente.
É a função do corpo que é harmônico ou rígido, compulsivo ou abúlico, ágil ou lerdo e etc, resumindo, é com o corpo que ele aprende, pois um corpo bem estruturado fornece melhores condições de aprendizagem.
Desta forma a condição cognitiva supõe uma organização de esquemas num âmbito particular prático, representativo, conceitual e concordando com um nível de equilibração particular, obtidos através de regulações, descentrações intuitivas ou operações lógicas, práticas ou formais.
O desenvolvimento social dar-se ao indivíduo interagir com o mundo e passa a obter informações para uma melhor relação social, que após uma convivência maior com alguém ou algo estimula o seu sentimento afetivo de parceria e de ajuda com os outros fazendo com que o indivíduo se apegue a um ser e coisas materiais.
A característica humana é vasta, dentre elas há o aspecto sexual, que se dá através das transformações no próprio corpo, ao observar a outros indivíduos com sentimento, e relacionar-se com outro ser da mesma espécie descobrindo o mundo sexual e reprodutivo que garantiu a sobrevivência da espécie humana no passar dos séculos.
Existem também os fatores sócio-culturais que inflenciam no desenvolvimento do ser humano no modo de vestir, falar, expressar-se e agir, isso dar-se através do local onde o indivíduo reside, o que ele faz e com quem ele convive.
O conjunto dessas abordagens é que diferenciam os seres humanos dos outros animais em seu pensar e agir, em fazer uso da razão, a diferença no modo de locomoção, comunicação e estrutura física.
Estas informações dão uma melhor compreensão da importância desses fatores para a formação do professor, pois ensina a entender melhor o corpo, mente e características adquiridas pelo ser humano no seu processo de desenvolvimento evolutivo, onde põe em questão que o ser humano precisa e pode ser alguém só que para chegar a esta fase de maturalidade ele precisa conviver, e que cada pessoa é um ser diferente envolvido em um meio social igual mas com pensamentos e atitudes individuais, que diferênciam um do outro, porque o que está dentro e fora de cada um de nós define o nosso desenvolvimento como pessoa.

0 comentários: